Protetores ou espetalhões?
Saiba identificar a diferença...
Está cada vez mais comprovado que virou um modismo extremamente prejudicial, essa mania de pessoas ociosas ou espertalhonas, se rotularem como "protetores" de animais pela internet. Escrevo a palavra com aspas porque de proteção não tem nada na atitude delas. Mesmo as bem-intencionadas, não fazem a proteção verdadeira, com raras exceções. E as espertalhonas só protegem sua própria conta bancária.
Campanhas absurdas onde pessoas que passam o dia inteiro rifando objetos nas redes sociais, (sabe-se lá se vão mesmo usar o dinheiro com os animais), outras pedindo dinheiro para tratamentos caríssimos com células tronco, para cães que vivem com pessoas que nada tem de miseráveis, já que na minha opinião, quem tem internet em casa não tem desculpa para usar a net para esmolar. Vemos postagens dessas pessoas às 7h, às 10h, às 11h, às 13h, às 14h, às 15h, às 17h e por aí vai, até chegar a madrugada. Fazem mais o que da vida, além de repasses virtuais?
Enquanto isso, nos santuários sérios de cães carentes falta tudo, da ração aos remédios e anestesias, para as castrações que realizam nos cães recolhidos. Falta porque são os verdadeiros protetores, aqueles que não tem tempo para ficar na net pedindo ajuda, passam o dia limpando canis, cuidando das feridas dos cães atropelados, auxiliando os veterinários voluntários que os ajudam nas castrações dos cães que eles colocarão para adoção. Assim as doações que recebem são mínimas, já que a maioria das pessoas acabam doando para as campanhas sensacionalistas, anti-éticas e apelativas dos "protetores" virtuais. Mas isso acontece também porque ver foto deprimente de cães em cenas humilhantes, emociona quem ainda acredita que fazer caridade é o que mais importa. Não é. O que mais importa é ser caridoso e não ser TROUXA. Porque caridade verdadeira é a eficaz e não a que é feita no impulso.
Não perco meu tempo detonando ninguém e muito menos julgando pessoas que nem conheço. Esta postagem tem objetivo claro e direto:
- Para quem gosta de ajudar: Informe-se sobre o caso e tenha referências confiáveis. Na internet tudo pode ser fake até que se prove o contrário. Não se conhece ninguém só porque viu um perfil que pode ser criado com fotos falsas e histórias mais falsas ainda.
- Para quem quer proteger de verdade: Antes de recolher um cão de rua sem ter condições financeiras para sustentá-lo, seja voluntário de um abrigo ou santuário sério, registrado e credenciado nos órgãos competentes. É assim que se aprende a fazer a verdadeira proteção, para aí sim, um dia ter condições de dizer: SOU UM PROTETOR DE ANIMAIS.
Clique na imagem, para ampliá-la:

Nenhum comentário:
Postar um comentário