sábado, 3 de setembro de 2011

  Eu vejo a vida melhor no futuro...

  O 1° Seminário de Direito dos Animais, que está acontecendo nesta sexta e sábado, em Volta Redonda, já é sucesso total.
  Em breve teremos muitas fotos e notícias, sobre tudo o que aconteceu nesse evento tão importante para o futuro dos animais da nossa região. A conscientização sobre os direitos deles e a informação sobre as penalidades que pode sofrer quem comete atos cruéis contra eles, é o que mudará muita coisa que ainda acontece em algumas localidades.
O Promotor Dr. Laerte Levai, realizando a última palestra da noite de sexta-feira, com o tema "Direito dos Animais - Uma visão biocêntrica"

A pausa para o coffe break foi o momento gostoso para o bate-papo descontraído entre os participantes

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Falta apenas uma semana!
  Com mais vagas, devido ao grande número de inscrições, o 1° Seminário de Direito dos Animais, realizado pelo grupo Vira-Lata, que acontecerá em Volta Redonda, nos dias 2 e 3 de Setembro, mudou o local para o Cine Gacemss 1.
Inscrições no site do Grupo Vira-Lata:

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Já fez a sua inscrição para o
1° Seminário de Direito dos Animais?
Não deixe para a última hora, é rápido e gratuito,
faça pelo site do Grupo Vira-Lata:


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cães para adoção em Volta Redonda
Ideiais para morar dentro de casa ou apartamento


Castração é a solução!
Em Volta Redonda o Centro de Zoonozes realiza castração gratuita em cães e gatos. Ligue e agende a cirurgia do seu animal pelo tel: (24) 3339-4555.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comunicado importante sobre a campanha
pública de vacinação contra a raiva
Doutora Luana Pereira, médica veterinária,
 colaboradora da comunidade Big Dog Titan informa:


"Recebi hoje no meu e-mail!!!! o Conselho regional de medicina veterinaria que me mandou:

Aos Srs. Médicos Veterinários
Prezados Srs.,
Como é do conhecimento de todos, o mês de agosto é o mês onde acontecem as
campanhas de vacinação contra raiva de cães e gatos no município de São Paulo.
Segundo Nota Técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle da
Raiva - Instituto Pasteur, em função de eventos adversos ocorridos com a vacina contra
raiva canina e felina em 2010, o Ministério da Saúde (MS) comunicou que haverá atraso
na entrega das vacinas, ou seja, no Estado de São Paulo a campanha de vacinação
contra raiva em cães e gatos no mês de agosto não ocorrerá e ainda não há previsão.
Dada a importância da vacinação de cães e gatos como medida de prevenção e
controle da raiva humana, o MS estabeleceu áreas de maior risco representadas pelos
estados que apresentaram casos de raiva canina ou humana (por variante canina) nos
últimos três anos, quais sejam: MA, CE, PE, PA, PI, RN, PB, BA, AL, SE e MS. Estes
estados, considerados prioritários, receberão vacina do MS. Destacamos que o Estado de
São Paulo não está incluído nesta situação.
Frente ao exposto, faz-se necessária a intensificação das ações de vigilância
epidemiológica, assim solicitamos a colaboração desta classe para que estimulem a
vacinação e fiquem atentos aos casos de reação adversa à vacina nos cães e gatos.

Qualquer dúvida ou esclarecimentos:

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Santa Eulália, 86 - Santana
tel. (11) 3397 - 8900
email: zoonoses@prefeitura.sp.gov.br"

Obrigada pela informação, Dra. Luana!
Clique na imagem para ampliar

domingo, 14 de agosto de 2011

sábado, 13 de agosto de 2011

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 9 de agosto de 2011

  1° Seminário de Direito dos Animais
em Volta Redonda
  Se você é da Região Sul Fluminense, não pode perder o 1° Seminário sobre o Direito dos Animais. que acontecerá nos dias 2 e 3 de Setembro, no Cine Gacemss II. Com palestras, debates, orientação sobre como agir diante de situações de agressão e crueldade contra animais, mini curso sobre ações civis públicas e documentários, os dois dias serão de grande importância para as pessoas que gostam dos animais e querem lutar por eles, mas ainda não sabem como fazer isso dentro da legalidade. Organizado pelo Grupo Vira-Lata, o seminário recebe o apoio de empresas de vários segmentos. Inscreva-se pelo site:
  A  programação conta com palestrantes altamente capacitados, entre eles professores universitários, advogados, promotores de justiça e escritores, todos especialistas em Direito dos Animais. O evento contará também com a presença do instrutor de mergulho Paulo Guilherme, co-fundador do projeto Divers For Sharks e autor do "Imensidão", do Jornal O Globo On Line.



Recebi esse apelo da família do cãozinho Fred:
Por favor, ajudem divulgado nas redes...

Outro caso triste em São Paulo
Adotado!

 Tem peludo no
Templo do Rock
 Serguei com Fiuk, um dos 
seus lindos vira-latas

Mais um presentinho do Soró Luiz, do Jornal Interpress, para vocês
Clique na imagem, para ampliá-la.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Jornal Interpress
 Serguei  e seus três vira-latas

  As últimas notícias do Jornal Interpress, dos meus amigos  Soró Luiz e Cléber Lopez, contam que além de fashion, Serguei também é um amante dos animais, assim como nós. Abaixo, Soró com Serguei e na legenda da foto, a nota publicada no Interpress:
A lenda vive!!!!!!!!! Serguei diz que rock é estilo de vida e comportamento. O roqueiro, aos 77 anos, também é fashion. Ele desfilou para Cavalera no SP Fashion Week com camiseta com a inscrição "Eu comi a Janis Joplin". Em casa — O Templo do Rock — em Saquarema, ouve jazz em companhia de Fiuk, Elis e Joelma, seus três adoráveis vira-latas.... Yeeeeeehhhhhhhhhhhh!


  Joaquim

 
  Quem acompanhou na comunidade Big Dog Titan, a campanha de adoção do cãozinho Joaquim, que teve a patinha amputada por causa de um atropelamento e depois o pênis fraturado quando foi agredido com chutes, próximo ao Detran de Bangu, no Rio de Janeiro, ficará feliz com as últimas notícias sobre ele.
  A veterinária Camilla Viana, que o salvou na época do acidente, fazendo todo o tratamento e cirurgia de amputação gratuitamente, novamente na ocasião da agressão o recolheu e cuidou, iniciando assim a campanha de adoção, já que depois de tanto sofrimento, não seria legal ele voltar para as ruas.
  Porém o amor falou mais alto e Dra. Camilla, com a cumplicidade do marido Márcio, resolveu adotá-lo. Eles acabaram de se casar e assumiram com muito carinho o filho peludo, que de agora em diante tem nome e sobrenome: Joaquim Viana.
  Joaquim foi operado no domingo, quando fez a cirurgia de amputação do pênis e passa muito bem, já está em casa, recebendo todos os cuidados necessários e merecidos que todo animal deve ter. Segundo a Dra. Camilla, ele parece nem se incomodar com a sonda que terá que usar até cicatrizar o local.
  Dra. Camilla é uma dessas pessoas especiais, raras, que promovem a verdadeira caridade, sem sensacionalismos ou deslumbres. Sempre que pode colabora como voluntária em casos de cães abandonados. Os gastos são altos, porém ela não aceita ajuda em dinheiro. Mas quem quiser doar material para os procedimentos clínicos, postarei abaixo a lista com os ítens e o telefone da clínica, assim basta ligar para ela e combinar a doação.

Lista de material
Ketamina
Xilazina
diazepan
fio de sutura nylon 2,0
soro fisiológico
equipo
scalp 23
gaze
luva estéril 7,0
Benzetacil

Contato para a doação: Dra. Camilla Viana - Tel: (21) 3468-4303

segunda-feira, 18 de julho de 2011

  Protetores ou espetalhões?
Saiba identificar a diferença...

   Está cada vez mais comprovado que virou um modismo extremamente prejudicial, essa mania de pessoas ociosas ou espertalhonas,  se rotularem como "protetores" de animais pela internet. Escrevo a palavra com aspas porque de proteção não tem nada na atitude delas. Mesmo as bem-intencionadas, não fazem a proteção verdadeira, com raras exceções. E as espertalhonas só protegem sua própria conta bancária.
  Campanhas absurdas onde pessoas que passam o dia inteiro rifando objetos nas redes sociais, (sabe-se lá se vão mesmo usar o dinheiro com os animais), outras pedindo dinheiro para tratamentos caríssimos com células tronco, para cães que vivem com pessoas que nada tem de miseráveis, já que na minha opinião, quem tem internet em casa não tem desculpa para usar a net para esmolar. Vemos postagens dessas pessoas às 7h, às 10h, às 11h, às 13h, às 14h, às 15h, às 17h e por aí vai, até chegar a madrugada. Fazem mais o que da vida, além de repasses virtuais?
  Enquanto isso, nos santuários sérios de cães carentes falta tudo, da ração aos remédios e anestesias, para as castrações que realizam nos cães recolhidos. Falta porque são os verdadeiros protetores, aqueles que não tem tempo para ficar na net pedindo ajuda, passam o dia limpando canis, cuidando das feridas dos cães atropelados, auxiliando os veterinários voluntários que os ajudam nas castrações dos cães que eles colocarão para adoção. Assim as doações que recebem são mínimas, já que a maioria das pessoas acabam doando para as campanhas sensacionalistas, anti-éticas e apelativas dos "protetores" virtuais. Mas isso acontece também porque ver foto deprimente de cães em cenas humilhantes, emociona quem ainda acredita que fazer caridade é o que mais importa. Não é. O que mais importa é ser caridoso e não ser TROUXA. Porque caridade verdadeira é a eficaz e não a que é feita no impulso.

  Não perco meu tempo detonando ninguém e muito menos julgando pessoas que nem conheço. Esta postagem tem objetivo claro e direto:
- Para quem gosta de ajudar: Informe-se sobre o caso e tenha referências confiáveis. Na internet tudo pode ser fake até que se prove o contrário. Não se conhece ninguém só porque viu um perfil que pode ser criado com fotos falsas e histórias mais falsas ainda. 
- Para quem quer proteger de verdade: Antes de recolher um cão de rua sem ter condições financeiras para sustentá-lo, seja voluntário de um abrigo ou santuário sério, registrado e credenciado nos órgãos competentes. É assim que se aprende a fazer a verdadeira proteção, para aí sim, um dia ter condições de dizer: SOU UM PROTETOR DE ANIMAIS.

Clique na imagem, para ampliá-la:

Final feliz para as gatinhas de Poa
  A campanha feita pela comunidade Big Dog Titan foi bem sucedida. Financiou a castração das duas gatinhas, além da internação para a cura da pneumonia, que elas adquiriram após a cirurgia, enquanto estavam no lar temporário. 
  Castradas, curadas e adotadas, agora elas curtem todo o amor e cuidado que recebem no novo lar. Foram adotadas pela família da Thorinha, uma linda cachorrinha que é membro do BDT. Batizadas de Fê e Gabi, as duas mostram abaixo a cara de felicidade, ao lado da nova irmã Thorinha.
  São cenas assim que me incentivam a continuar nessa missão. Obrigada a todos que ajudaram na campanha!

domingo, 24 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

Cadeia aos agressores de animais!
Basta você denunciar

Maus tratos, seja morte por envenenamento, abandono, violência física ou qualquer outra agressão, seja de que tipo for, é crime e dá cadeia.

DECRETO de LEI Nº 24.645. Ligue para o 190 ou procure a delegacia mais próxima e baseada nesta lei, denuncie!

DECRETO LEI Nº 24.645, DE JULHO DE 1934
Sobre maus tratos aos animais

O chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, usando das atribuições que lhe confere o artigo 1. do decreto n. 19.398, de 11 de novembro de 1930, decreta:Art. 1. – Todos os animais existentes no País são tutelados do Estado.Art. 2. – Aquele que, em lugar público ou privado, aplicar ou fizer aplicar maus tratos aos animais, incorrerá em multa de Cr$.. e na pena de prisão celular de 2 a 15 dias, quer o delinqüente seja ou não o respectivo proprietário, sem prejuízo da ação civil que possa caber.§ 1° – A critério da autoridade que verificar a infração da presente lei, será imposta qualquer das penalidades acima estatuídas, ou ambas.
§ 2°. – A pena a aplicar dependerá da gravidade do delito, a juízo da autoridade.
§ 3° – Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das sociedades protetoras de animais.

Art. 3. – Consideram-se maus tratos:
I – Praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal;II – Manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz;
III – Obrigar animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forcas e a todo ato que resulte em sofrimento para deles obter esforços que, razoavelmente não se lhes possam exigir senão com castigo;
IV – Golpear, ferir ou mutilar voluntariamente qualquer órgão ou tecido de economia, exceto a castração, só para animais domésticos, ou operações outras praticadas em beneficio exclusivo do animal e as exigidas para defesa do homem, ou no interesse da ciência;
V – Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária;

Acima está uma pequena parte, a lei é bem extensa, mas já dá p ter uma idéia.
 
PROCESSE E PUNA OS CRIMINOSOS


Acima citei apenas uma das formas legais de punir agressores, mas existem dezenas de atalhos legais que podemos tomar, para processar e punir de maneira bem mais rígida qualquer tipo de violência contra animais.

Dinheiro de indenização ou prisão de criminoso não ameniza o sofrimento que um peludo possa ter sofrido, porém a punição dentro da lei é a melhor forma de acabar com a crueldade contra animais.

Informe-se com advogados ou com grupos de proteção aos animais, sobre como agir nesses casos e os tipos de recursos que você pode usar para comprovar esses crimes, inclusive para prevenir e evitar que eles aconteçam, como câmeras de segurança residencial por exemplo.



Outra lei, desta vez decretada e sancionada pela ex-governadora do estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, em 2006:
Art. 23 – É vedado:
I – a comercialização de cães e gatos em vias e logradouros públicos;
II – o abandono de animais em áreas públicas ou privadas, inclusive parques e jardins;III – a distribuição de animais vivos a título de brinde ou sorteio;
IV – a venda de animais a preços irrisórios em feiras, exposições e eventos assemelhados;
V – a utilização de qualquer animal em situações que caracterizem humilhação, constrangimento, violência ou prática que vá de encontro à sua dignidade ou bem-estar, sob qualquer alegação.


Agora é com você. Faça a sua parte!






LEI ESTADUAL Nº 4.808, DE 04 DE JULHO DE 2006.

Uma pequena parte dela:

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pulgas incomodam e causam doenças


Um dos insetos parasitas mais frequentes são as pulgas, podendo ser extremamente incomodas e dolorosas, através das suas picadas, podem transmitir várias doenças a outros animais e humanos, por vezes mortais.

Pulga é o nome comum dos insetos da ordem Siphonaptera, e apresentam um tamanho diminuto. Existem cerca de 1900 espécies, entre elas a pulga doméstica (Pullex Irritans), a pulga do cão (Ctenocephalides canis), a pulga do gato (Ctenocephalides felis), a pulga do rato (Xenopsylla cheopis, esta é capaz de transmitir ao homem a terrível doença conhecida por Peste Bubônica) e a pulga de areia ou de praia (Talitrus saltator).
As pulgas são parasitas externos (ectoparasitas) que se alimentam do sangue de mamíferos e aves.Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica.
As pulgas possuem a capacidade extraordinária de saltar, podendo conseguir em condições favoráveis saltos com cerca de 3 m de altura.
Existem quatro fases do ciclo de vida da pulga:

As fêmeas colocam os ovos sobre o corpo do hospedeiro ou no ambiente: carpetes,... Desses ovos saem as larvas, que se transformam em pupa, casulo recoberto e protegido pelo pó. Com as vibrações dos movimentos de pessoas ou animais, as pulgas saem de seus casulos.

Uma só pulga fêmea pode dar origem a 20 novas pulgas por dia.




Carrapatos também causam doenças fatais nos animais


Os carrapatos são parasitas externos, artrópodes, pertencentes à Ordem Acarina, que se alimentam do sangue do hospedeiro. O carrapato pode estar no solo em locais com vegetação, mas também em muros à espera de um hospedeiro. Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue, desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.

Existem vários mecanismos através dos quais o carrapato pode provocar doença ou lesão no hospedeiro:
- Lesões pela ação das suas peças bucais na pele.
- Efeitos tóxicos, pois a saliva do carrapato contém neurotoxinas que podem causar paralisia.
- A ingestão de grandes quantidades de sangue pode levar à anemia e a um estado de fraqueza.
- Transmissão de outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus.


Os carrapatos precisam de condições específicas para o seu correto desenvolvimento, principalmente de temperatura, umidade e horas de intensidade de luz. À medida que aumentam as horas de luz e a temperatura, a atividade dos carrapatos aumenta. Consequentemente, a época mais favorável para o aumento das infestações por carrapatos pode estender-se desde a Primavera até o Outono.

O ciclo de vida do carrapato é composto por quatro estágios: ovo, larva, ninfa e adulto. As fêmeas alimentam-se sempre de sangue, enquanto os machos raramente o fazem.

O cruzamento entre o macho e a fêmea ocorre na superfície da pele do hospedeiro. A fêmea necessita se alimentar de sangue para uma boa maturação dos ovos. A fêmea ingurgitada cai no solo e põe entre 3.000 a 5.000 ovos em locais altos.

Fonte: Bioscience


O Big Dog Titan 2011 foi um sucesso!
Três meses de fraternidade e solidariedade

Depois de muitas brincadeiras, todas elas pautadas na importante missão de promover a ajuda financeira aos protetores de cães carentes, como a APA/BM e o "Tio Fabiano", também de Barra Mansa, o Big Dog Titan 2011 terminou no dia 29 de março, com muita alegria entre os seus jogadores.

Os finalistas
Coroado como o Big Dog Titan de 2011, o lindo mesticinho dourado Marley, primeiro lugar no jogo, está explodindo de satisfação e no pique total pra encarar o desafio de continuar na missão, junto com  a turma da comunidade. O segundo lugar ficou para o Big Dog Titan 2010, o bull terrier Bóris Lamaison, que por pouco não se reelegeu. Em terceiro lugar a mesticinha de poodle com cocker, Brenda Letícia, estava em plena euforia, comemorando mais um ano na comunidade que ela participa desde o início, em 2009. O poodle Toby era outro que comemorava todo feliz a sua vitória em quarto lugar, assim como o Bito, o cocker spaniel aumigão, que está sempre pronto pra praticar a solidariedade não só com os aumigos, mas com todos que cruzam o seu caminho.

O saldo foi muito positivo e agradeço a todos que participaram, foi a união de todos que contribuiu para o sucesso e para o resultado final tão feliz para todos nós e para os cãezinhos carentes, que foram beneficiados com a caridade dos BDT's.

Emocionado, Marley dedicou a sua vitória à irmã Pelucinha, que virou estrelinha: "Quero deixar aki registrado que devo a minha vitória a minha mauninha que através dela mamys aprendeu a aumar mais os animais: Pelucinha!! É para auxe esse prêmio mauninha, brinque bastante ai no céu e me espere heim, para não nos separarmos mais. Ah e não esqueça de proteger os animais abandonados! E em segundo a todos os animais abandonados. Todas as vezes que efetuava um depósito mamys pensava augora um não fica com fome, a barriguinha não dói. Aubrigado pela oportunidade de ter participado e ter conhecido cachorrinhos e cachorrinhas maravilhosas como auxe!"
Chronus é amputado, só tem 3 patinhas e vive feliz no "Santuário" da APA/BM -Associação Barramansense de Proteção aos Animais

Animados com a festança, Mylena e Bóris celebraram a fraternidade: "Tim-tim um brinde ao Titan e a todos nós e as nossas famílias!", disse Mylena. "Tim tim querida. Valeu nosso joguinho estava uma delicia!!!", respondeu o aumigo Bóris.
"Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Vamos comemoraaaaaaaaaaar!!! Viva todos os animaizinhos do mundo!!!
Viva a solidariedadeeeeeeeeeeee!!! Viva o amoooooooooooooooor!!! Viva a comunidade BIG DOG TITANNNNNNNNNNNNNNN!!! Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaa nós todoooooooooooooos!!! E que Deus nos abençõe sempre com muita saúde, proteja e abençõe com um lar como o nosso todos nossos bichinhos de rua!!!! Já estou cão saudades Titanzinho! Fiquei muito feliz com meu 3º lugar, mas temos consciência que precisamos ajudar muuuuuuuuuuuuuuito mais! Se as condições e Deus nos ajudar, ano que vem será muito melhor! Aucês são demais! Parabéns a todos!!!", entusiasmou-se Brenda Letícia, ao mesmo tempo em que promovia um verdadeiro show pirotécnico na festa, com estas imagens:


Animado, Toby que também é o "Repórter BDT", participou ativamente do jogo desde o início, divulgando de maneira importante e eficaz a missão da comu, era outro que estava em plena emoção, acompanhando desde cedo cada mudança na enquete de votação e fez até a contagem regressiva nos segundos finais, que ficarão marcados na história do BDT. "Cãolera, queria agradecer a aucês por tudo o que nós vivemos aqui!!! Foi muiitooooo divertido. Vou participar de todos os jogos daqui, se Deus quiser que eu chegue até la e o fafadu do Titan deixar. Peço desculpas se magoei alguém aqui, não foi minha intenção. Amo todos aqui!!! MUITO AUBRIGADO POR TUDO CÃOLERA!!!!!Aguardo aucês nas Olimpíadas do Vovô Maurício!", disse Toby, referindo-se aos próximos jogos de inverno, que acontecerão na comunidade, a partir do dia 3 de abril, próximo domingo.
Cindy, a animada jogadora que contribui muito com a divulgação das campanhas disse: "Fiquei muito feliz, Titan, muito obligada amole, sabe que essa é a mió comunidade de todas, e sempre estarei aqui para tentar ajudar, pois oque vc faz é muito lindo, vc tem um coração de gente boa memu, obligada amole, obligada e VIVA AOS BDT 2011!".
O lindo e fafado comilão da comunidade, Arthur também passou na festa para celebrar a vitória do jogo, dizendo "ESTOU AQUI PARA COMEMORAR E CLARO, DAR MIL PARABÉNS PRA MEU AUMIGÃO MARLEY!!!".

A patrocinadora do Big Dog Titan 2011, a artista plástica Valéria Lamaison, mamys do Bóris, disse durante a festa: "Quero fazer um brinde antes de sair, pelo maravilhoso joguinho, que aliás posso dizer de cadeira que foi um dos melhores. Foi muito proveitoso, apesar da galera ainda ser devagar em certos lances, mas desde que a comunidade virou o jogo para o lado beneficiente, esse foi o melhor. Estamos a cada ano conscientizando mais a galera. Devagarinho chegamos lá!!! VVVIIIIVVVVAAAAAAA O BIG DOG TITAN PESSOAL!!!!!!!!! VIVA O SUCESSO QUE FOR...E PARABÉNS AOS FINALISTAS!!!!!!!!! TIM TIM!!!!!!!!", afirmou a incentivadora, que teve fundamental importância para que a finalidade do jogo, fosse cumprida: a caridade através da brincadeira.
Os prêmios foram produzidos com o maior carinho pela amiga Valéria, como as toalhas sorteadas durante o jogo, para o Bito e para a Mylena

Lamaison: carinho, capricho...
...e muita solidariedade!

Valeu a pena! O BDT 11 acabou, mas ano que vem tem mais. Enquanto isso a comu não para e a nossa luta em benefício dos peludinhos abandonados continuará através das Olimpíadas Vovô Maurício, o próximo jogão que vai agitar a comu. As inscrições já estão abertas.
Comunidade Big Dog Titan: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=84111945